quarta-feira, 30 de março de 2011

Solidariedade e Interesse

Estudando ONGs e debatendo as diversas ações sociais, programas de incentivo, instituições, empresas mantenedoras e patrocinadoras você se depara com muitas coisas bonitas. Você sorri pensando que há esperança, que o mundo vai ser melhor, se apaixona pelas causas. Por outro lado você encontra fraudes e pessoas que só pensam no retorno de mídia e de lucro.
Deixando fraudes de lado. Vamos pensar racionalmente sobre a questão do interesse quanto ao retorno de ações de Responsabilidade Social. Se uma organização está investindo nisso, investimento e resultados deste são menos válidos se não for uma decisão ideológica ou altruísta? Ajudar ao próximo só tem valor se você não quiser, nem receber, nada em troca? Se a resposta for sim, há uma possibilidade pessimista disso simplesmente deixar de acontecer. Restando apenas os idealistas, com pouca esperança de melhorar o mundo.

sábado, 12 de março de 2011

Contradição

É muito hipocrisia querer que alguém dê valor as coisas da vida, enquanto você não dá o menor valor pra própria. Esperar que alguém viva, aguente, sorria, enquanto você preferia o fim e vazio absolutos. É muita hipocrisia, mas você pede... Por que pra cada coisa há dois pesos e duas medidas. Não importa o quão contraditório seja, egoísta, egocêntrico ou hipócrita...