"Cada veiculo de comunicação se adapta ao publico alvo e na sociedade moderna isso é uma regra de sobrevivência entre concorrentes, não se trata apenas de passar mensagens, mas de garantir que as suas sejam mais ouvidas que a do outro. Para que isso seja possível são contratados consultores, são feitas pesquisas de mercado e público alvo e finalmente várias pessoas se juntam numa sala e fazem um plano.
O plano é simples, como cativar as pessoas para que elas permaneçam fiéis a seu veiculo de comunicação e também partilhem de suas idéias através de suas mensagens. Na era da informação apesar de simples essa não é uma missão fácil, desde cedo as pessoas são bombardeadas com milhares de mensagens diferentes de todos os lados. Dessa forma os veículos recorrem à coletividade.
Manipular as massas só é possível que você formar uma massa, sendo assim para que você possa cativar um grupo é preciso criá-lo através da seleção de pessoas com determinadas características que serão seu publico alvo. Se o publico alvo forem adolescentes entre os 13 e 18 anos do sexo feminino você monta sua estratégia a partir da preferência geral desse grupo: moda, relacionamentos, etc. Se, no entanto, você locutar um programa de rádio para estudiosos, professores e intelectuais é melhor separar uma dúzia de livros pesados, algumas frases filosóficas e estudar bastante antes de abrir a boca ao discutir a política social e o comportamento da sociedade atual.
As revistas devem se adaptar ao seu publico, mas mais importante que isso devem atrair mais pessoas para que estas se adaptem ao grupo. Daí a importância da mensagem clara que chegue até o individuo e o faça partilhar de sua idéia, se tornando assim parte do grupo por partilhar de uma ou mais das características, ou no mínimo concordando com a mensagem exposta. Adaptação como diria Darwin é a chave da sobrevivência das espécies e nas empresas de comunicação isso não é diferente."
Tempo.
Há 14 anos
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