sábado, 19 de junho de 2010

Sob o Mar (2)

2

-Esse brilha! – era apontado um pedaço de metal que se soltou.
-Olha, tem outro daqueles desenhos estranhos! – era apontada uma bandeira.
Hella achava engraçado os dias depois de tempestades, as crianças nadavam para todos os lados procurando coisas interessantes, depois as trocavam entre si ou davam de presente. Coisas sem sentido que ela nem imaginava para que serviam, mas era sua brincadeira favorita quando era criança, agora se sentia sem graça de participar, ainda que apontasse na direção de algo interessante que visse para os outros pegarem. Tinha que ser rápido, depois de algum tempo chegavam os tritões* e acabava a festa, mandavam todos de volta para Helmi, onde era seguro.
-Hella! Você devia dar o exemplo para as crianças! – um dia, um dia era a diferença entre ser mandada gentilmente de volta ou levar um berro, era a magia do aniversário.
-É só uma brincadeira, Ahti**! – ela respondeu cruzando os braços para o chefe da guarda.
-O oceano aberto é perigoso, você sabe disso! – ele gritou de volta levantando a lança – Você já é uma adulta, aja como uma ao invés de ficar pegando lixo que cai da superfície.
-Fácil pra você que nasceu velho! Já que sou adulta pare de tentar mandar em mim e vá fazer seu trabalho!
Deu as costas para o tritão nadando na direção oposta, o silêncio das profundezas a entendia, não a julgava nem tentava prender dentro dos corais. Sua mãe a levara para caçar tesouros quando era pequena, juntavam o que brilhava e faziam enfeites, mas agora sua mãe não estava mais ali e nunca mais teve vontade de fazê-los. Parou abruptamente ao notar que já não havia mais luz alguma além da de seu colar, tinha nadado longe demais, perdia a noção do tempo e do espaço quando estava brava.
-É tudo culpa do Ahti... – torceu o nariz olhando ao redor. – Frio...
-Você está perdida? – a voz veio de baixo dela, quando olhou era um pequeno peixe. – Parece perdida, sim, sim...
-Eu não sei de quem lado eu vim. – Hella confessou.
-Se você for um tubarão...
-Eu não sou um tubarão. – ela murmurou.
-Da esquerda...Se for qualquer outra coisa, da direita.
-Direita? Obrigada. – Hella agradeceu saindo nadando para a direita, não devia mesmo ter ido tão longe.
-Humn, minha esquerda, era um tubarão mesmo... – o peixinho murmurou a vendo sumir na escuridão.
Hella nadava entre os rochedos quando sentiu uma corrente de água a empurrar, havia pontas ali, formações rochosas. Aquele era o lado errado, xingou baixinho o cérebro de peixe que a mandara pra lá. Outra corrente de água, foi parar entre as rochas, se abaixou olhando ao redor, era tudo tão escuro, uma sombra passou por cima dela e prendeu a respiração por um momento. Outra sombra, sombras grandes, nadavam de um lado para o outro.
-Eu to com fomeeeeeeee! – uma das sombras reclamava.
-Fica quieto, ninguém mandou ser tão lento e deixar o cardume fugir. – outra respondeu.
-Não fui lento! Eu só não quis chegar mais perto das sombras da superfície! – desculpou-se.
-Fiquem quietos os dois, ou vamos ter que nadar mais alto ou mais longe, mas não podemos ficar sem comida...
Tubarões. Hella nunca estivera tão perto deles, tampou a jóia com as duas mãos para continuar na escuridão, não queria que a vissem. Já os vira caçando, perseguindo cardumes inteiros e abocanhando metade, os ouvindo conversar pareciam normais, mas sabia que se a vissem ali teria que correr por sua vida. Sentiu algo enroscar em sua nadadeira, quando olhou para baixo notou as algas, eram altas e volumosas, podia se esconder ali. Foi descendo devagar, com muito cuidado.
-Helmi tem peixes! Muitos peixes!
-Está louco? Aqueles tritões já me furaram inteiro! – o outro gritou.
Ahti. Hella lembrou que era tudo culpa dele, sempre pegando no pé dela, desde que eram crianças, a mandando fazer isso e aquilo, dando broncas. Os tubarões pararam de falar e ela se encolheu entre as algas, ouviu um deles murmurar: tem alguém aqui...


*Tritão, criatura marinha humanóide com cara de peixe, alguns possuem nadadeiras como as Mermaids, outros patas como as de girinos.
**Ahti, Deus finlandês dos oceanos, rios e da pesca.

Um comentário:

Unknown disse...

Voceee teeem o dooooooom moooo *-* pra q fazer r.p.?? AHUAHUA vai escrever um bestseller e já ta feeeita!1 AHAUAUHUAH

lindaa beijãããooo