segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A resposta

No topo das escadas, que levam ao templo de todas as almas, que levam ao começo de todo fim, ao fim de todo o começo, no topo das escadas do céu e paraíso. No topo haviam olhos azuis pálidos, que encaravam com curiosidade santa a imensidão abaixo, imensidão que recepcionava e engolia, que atraia e amedrontava, imensidão de pequenos pontos que se moviam na terra, realidade humana. Esses olhos piscavam de vez em quando, perdendo pequenos momentos e grandes desastres, mas jamais desviavam para o céu infinito, pois do céu já sabia tudo.
-Luy, você ainda está aí? – era uma voz fria e distante, uma voz dura feito pedra.
-Gethin... Eu não quero estar em outro lugar, além de...
-Aí?
-Lá embaixo. – Luy falou apontando para os degraus que desciam indefinidamente, até a imensidão de pequenos pontos que se moviam, pequenas e insignificantes vidas dali de cima, como seriam de lá debaixo?
-O que tem lá embaixo? – Gethin perguntou se sentando nos degraus também, olhava procurando algo que não conseguia identificar, qualquer coisa que chamasse a atenção: mas nada chamava a atenção, eram apenas pontos.
-Eu não sei, mas você não tem curiosidade? – os olhos azuis de Luy brilharam, imaginava que lá podia ser diferente de tudo que conhecia.
-Não. Pra que descer se todo mundo de lá debaixo quer subir? Não faz sentido, se fosse bom todos ficariam lá.
-Mas, Gethin... Eles também não sabem como é aqui até chegar, talvez lá seja melhor eles só não saibam!
-Exatamente.
-Então concorda comigo? Descer é...
-Idiotice.
-Mas...
-Luy, seu argumento serve para os dois lados. Você não sabe se lá é melhor, nem sabe se é bom, você só quer descer sem nenhum bom motivo.
-Descobrir não é um bom motivo?
-Não.
-Por que? – Luy insistiu.
-Luy, você é do pilar da luz certo?
-Certo...
-Por ser do pilar da luz você não enxerga os tons escuros, você não consegue ver o que está por trás da luz, você não sabe... Você não sabe o que é mal, por isso assume que tudo seja bom.
-E você assume que tudo seja mal, só porque é do pilar das sombras!
-Exato. Nenhum de nós está certo, mas também nenhum de nós está errado. – Gethin se levantou dando as costas para a escadaria. – Você pode fazer o que quiser, Luy, mas não há nada pra você lá embaixo... Não é seu mundo.
-Há sim. – Luy teimou sorrindo para a imensidão enquanto se levantava. – Lá embaixo, está a resposta...

Nenhum comentário: